Dia a Dia

Óleo na pia não!

A partir do convite da Secretaria da Educação de fazer uma parceria com o Instituto Triângulo e a Soya para tornar a escola um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, as professoras do nível I do período da tarde,  elaboraram um projeto para o segundo semestre em que as crianças participariam de várias experiências educativas com o intuito de entenderem o motivo de coletar e reciclar o óleo usado e sua importância para o meio ambiente.

As crianças começaram falando sobre o que é meio ambiente, resgatando o meio em que eles vivem, olharam o entorno da escola onde passa o rio Formoso e começaram os questionamentos: “Que rio é esse que passa ao lado da escola?”, “Por que ele é tão escuro?”, “Como era antes?”, “Porque não tem peixes nele?”.

Iniciar falando sobre a importância da água em nossas vidas foi o caminho encontrado pelas professoras para responder as dúvidas dos alunos e introduzir o tema em sala de aula. Afinal, a maioria das pessoas descarta o óleo usado nas pias de casa, o que muita gente não sabe é que o óleo de cozinha se torna um vilão quando não descartado de maneira correta. Pode poluir mananciais e entupir encanamentos, provocando uma série de danos à população e ao meio ambiente. Uma gota de óleo pode contaminar até mil litros de água!

Os pequenos aprenderam sobre o ciclo da água, puderam observar a evaporação da água depois de jogarem um pouco do liquido no chão, Para isso, eles fizeram um desenho em seu entorno com giz e esperaram para ver o que aconteceria.

Os alunos da professora Bruna construíram um filtro utilizando garrafa PET e elementos da natureza. E não é que funciona?

É claro que não poderia faltar aquele banho de mangueira num dia muito quente para que eles entendessem a importância da água em nossas vidas!

A partir de então, as crianças tinham uma missão: conscientizar os familiares e amigos sobre como coletar o óleo de cozinha usado e quais as consequências de descartar este material nas pias e na terra. Para isso, as professoras abordaram o assunto através de teatros de fantoches, rodas de conversa, vídeos, fotos, etc.

A professora Eliana nível I D, elaborou um diálogo entre dois animais marinhos contando o que acontece com eles quando a água é poluída por óleo, lixo e outras substâncias. Assim, se tornaram Protetores da Natureza!

A cada 2 litros de óleo que traziam para a escola, as crianças ganhavam 2 pedras de sabão feitas a partir do óleo que já havia sido coletado em outros pontos.

E ainda não acabou… essa história continua nas próximas publicações!

Sobre o autor

Avatar

EMEB Florestan Fernandes

Comentar