O ano de 2019 está chegando ao fim e com ele muitas experiências vividas, aprendizados e histórias pra contar. Como disse Paulo Freire: “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.” Foi refletindo sobre isso que resgatamos algumas experiências vivenciadas durante o ano que contribuíram para o desenvolvimento e aprendizagem, não só das crianças, mas de todos que fazem parte desse processo de educar, ensinar e cuidar.
O trabalho de conscientização e combate à dengue, foi muito importante, pois as crianças aprenderam, mas também ensinaram, trazendo depoimentos de suas vivências e do que já sabiam sobre a temática.
As interações e brincadeiras, que se fizeram tão presentes no ambiente escolar, onde as crianças puderam interagir em diferentes situações do dia a dia, com as outras crianças, com os adultos, com ambiente, com objetos, com a natureza, explorando os espaços, observando, construindo, criando, imaginando, contando histórias, recontando, fazendo amizades e aprendendo a respeitar o outro.
Na interação com a comunidade, tivemos a “Árvore da Família: Minha Família, Minha História…”. Foi uma experiência gratificante, pois ali puderam contar suas histórias a partir de uma foto significativa e um relato sobre o significado daquela foto. As crianças tinham prazer de mostrar a foto aos seus amigos, pais e funcionários, com muita alegria. A parceria das famílias na Festa do Interior e no cotidiano escolar nos deixou muito feliz e esperamos que continue em 2020. Só temos a agradecer esta interação entre família e escola.
Tivemos a semana das crianças com diversas experiências, nas quais os alunos puderam brincar e interagir usando a criatividade e a imaginação.
As formações na Secretaria da Educação contribuíram muito para o enriquecimento da prática pedagógica, refletindo na melhoria do nosso trabalho e, automaticamente, no desenvolvimento das nossas crianças.
A interação, o esforço e o comprometimento de toda equipe foram muito importantes no desenvolvimento do trabalho em 2019, e que em 2020 possamos encarar os desafios com coragem, ousadia, respeito e dedicação com o foco principal: o bem-estar e desenvolvimento das crianças.