“(…) Nosso objetivo é a aprendizagem e bem-estar de nossas crianças, de todas e cada uma, porque para nós todas são especiais (…)” – Carta de Princípios.
E com a chegada do aluno Everton começamos a escrever nossa história com a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Inicialmente, a intérprete de libras, Tatiane, chegou em nossa escola para fazer esta comunicação, contudo, percebemos a necessidade de ir além, aproximando a Libras da comunidade escolar. E com a chegada da professora Larissa, que dá aulas de Música com habilitação em Artes, conseguimos estabelecer esta parceria.
Na campanha “Maio Amarelo”, que trata sobre a segurança no trânsito, em uma das atividades foi realizada a composição de um jingle, e com a contribuição da intérprete, foi traduzido em Libras pelas crianças e apresentado na “Semana Maio Amarelo”, que aconteceu em nossa unidade escolar.
Em julho, retomamos nossas atividades com o projeto “Cultura e Identidade” que desencadeou na festa “Túnel do Tempo”. As turmas dos 5º anos (A e B) apresentaram um pout–pourri do cantor Tim Maia como fechamento das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, que também foi traduzido em libras.
Além disso, tivemos a parceria da professora Luciana com a intérprete, onde realizaram atividades práticas para a aprendizagem da Libras com as crianças, utilizando de recursos visuais como apoio para o aluno Everton, que ampliou consideravelmente seu repertório de sinais, (observação realizada também pela família do aluno).
Vale ressaltar que em nossa escola alguns professores se inscreveram em cursos de Libras, como nossa professora Larissa, e que tal iniciativa foi fundamental para mais um de seus trabalhos conosco, como o “Setembro Azul”, que trouxe conhecimentos acerca da comunidade surda para as nossas crianças nas aulas de Artes.
Nossos sinceros agradecimentos às professoras Tatiane, Luciana e Larissa por todo empenho realizado em promover ações que propiciaram aos nossos alunos novos conhecimentos, e especialmente, por abraçar conosco este grande desafio que é a inclusão. Não poderíamos deixar de agradecer aos profissionais da Secretaria da Educação, que fizeram parte de todo o processo, a nossa equipe gestora e funcionários, na elaboração do plano de ação e às famílias que foram compreensivas diante dos desafios vivenciados no cotidiano escolar.