Dia a Dia

Uma boa acolhida faz a diferença!

E no retorno às aulas, a professora Eliane Santiago garantiu junto a galera um acolhimento divertido e bem alegre para os pequenos alunos do 1º ano B, da EMEB Ministro Paulo Renato Souza.

A professora elaborou uma atividade na qual os menores ouviram atentamente uma história intitulada “O dia em que um monstro veio à escola”. Essa atividade é ideal para ensinar  regras e expectativas durante os primeiros dias de aula, pois ajuda as crianças a identificarem os bons e maus comportamentos de forma lúdica, tornando a aula prazerosa e motivando-as a adquirir bons hábitos dentro da sala.

Durante a contação da história, os alunos permaneceram em silêncio escutando atentamente e, em seguida, realizaram a roda de leitura fazendo comentários pertinentes sobre o que ouviram. As crianças ressaltaram  que os comportamentos influenciam na aprendizagem , na amizade entre os colegas e principalmente nas atitudes que irão levar para a vida toda.

Após a roda de conversa os alunos puderam manusear os cartões em que os monstrinhos eram classificados de acordo com as suas atitudes, confeccionando assim um mural de bom comportamento, mau comportamento e muito mau comportamento. No momento, a professora leu para a classe qual era a atitude do monstrinho e os pequenos apontavam em qual coluna aquele monstrinho se encaixava.

E assim a professora tornou o primeiro dia das crianças divertido e alegre, deixando-as conscientes de atitudes e regras para o ano letivo de 2020.

Eles também construíram após a atividade as regras de convivência em sala de aula e fora dela, e os próprios alunos foram apontando o que seria ideal para uma boa convivência entre amigos.

Outra atividade desenvolvida pela professora e que chamou atenção dos baixinhos foi a identificação dos seus nomes no marcador da agenda espalhado pela professora no quadro negro, onde cada aluno deveria fazer a identificação de seu nome, e quando encontravam pronunciava seu nome para os demais apresentando-se para os amigos. Foi uma forma bem descontraída de realizar a apresentação de cada um para a turminha. Nesta atividade a professora cuidou de observar quais alunos já tinham o domínio do reconhecimento de seu próprio nome.

Ao final da tarde os alunos estavam muito motivados a retornarem no dia seguinte, esperando por mais um dia de descobertas e diversão junto aos amigos e professora. No horário da saída, eles tiveram uma surpresa para guardarem de recordação do primeiro dia de aula. A lembrancinha foi confeccionada pela professora, que com carinho não mediu esforços para esse encontro com seus baixinhos. De volta para a casa, os alunos demonstravam o sorriso estampado em seus rostos expressando a alegria desse dia.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Ministro Paulo Renato

Comentar