Dia a Dia

Projeto Presença

Em 2019 recebemos o convite das escolas do município de Caieiras para realizar o “Projeto Presença” em nosso município.

O Presença é um projeto nacional desenvolvido pela RedSolare Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de Reggio Emilia (Itália). Sua primeira edição aconteceu em 2012, em Salvador (BA), a partir da criação e distribuição de bonecos de pano em defesa da paz, dos direitos e da cultura da infância, em espaços públicos com segurança. Atualmente, o projeto existe em vários estados e ganhou repercussão em outros países também.

Para desenvolver o projeto era necessário que as crianças tivessem conhecimento de seus direitos.

E você? Sabia que desde 1959 existe um documento que orienta os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças? Esse texto, intitulado como Declaração Universal dos Direitos das Crianças, foi aprovado por unanimidade, no dia 20 de novembro daquele ano, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O cumprimento desses preceitos são fiscalizados pela UNICEF, que é um organismo unicelular da ONU, criada com o fim de integrar as crianças na sociedade e zelar pelo seu convívio e interação social, cultural e até financeiro conforme o caso, dando-lhes condições de sobrevivência até a sua adolescência.

Cada um desses direitos foi lido e discutido com as crianças em roda de conversa, um a cada dia. Em seguida, faziam uma escrita coletiva de uma legenda sobre o que entenderam do direito conversado e faziam um desenho para representá-lo. No final, as turmas das professoras Aline e Flavia construíram um livro com este material contendo todos os direitos que são:

1 – Todas as crianças, independentemente de cor, sexo, língua, religião ou opinião, têm os direitos a seguir garantidos;

2 – A criança será protegida e terá desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social adequados;

3 – Crianças têm direito a nome e nacionalidade;

4 – A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica;

5 – Crianças deficientes terão tratamento, educação e cuidados especiais;

6 – A criança precisa de amor e compreensão;

7 – A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário;

8 – As crianças estarão, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro;

9 – A criança será protegida contra qualquer crueldade e exploração. Não será permitido que ela trabalhe ou tenha ocupação que prejudique os estudos ou a saúde;

10 – Toda criança terá proteção contra atos de discriminação.

As professoras das turmas da manhã (nível II) elaboraram o projeto de acordo com o interesse das crianças, por isso, cada turma definiu qual seria o público-alvo e o local de entrega dos bonecos.

Os bonecos foram feitos a partir do desenho das crianças, para isso, contamos com a participação e colaboração das famílias que confeccionaram os bonecos com as crianças, respeitando cada detalhe do desenho. 

E eles ficaram assim:

As crianças gostaram tanto do resultado que pediram para fazer uma exposição para compartilhar o resultado com todos da escola e as famílias.

Nos próximos posts vocês irão acompanhar o trabalho realizado por cada turma, que estará identificado com a palavra “Presença” na frente.

 

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EMEB Florestan Fernandes

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