Corações e Mentes – Escolas que Transformam!
Nossa “Dica Didática” de hoje é este documentário maravilhoso:
Na série “Corações e Mentes – Escolas que Transformam”, o espaço potencializador da escola é explorado com a participação dos educadores e da comunidade, apresentando maneiras de reinventar o mundo.
Um mundo de sujeitos transformadores pressupõe que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. E é na escola que começamos a aprender como usar essa ferramenta.
Dirigida por Cacau Rhoden, de “Nunca me Sonharam”, “Corações e Mentes – Escolas que Transformam” viaja os quatro cantos do Brasil em busca de escolas que protagonizam grandes transformações na educação. A produção da Maria Farinha Filmes é uma iniciativa do Instituto Alana e do Itaú Social – com apoio da Mercur e da Gávea Investimentos –, e propõe exibir ações de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas que repensam seus processos de ensino e aprendizagem e percebem a escola como um espaço de potência de transformação social.
Disponível na Plataforma Videocamp em 4 episódios! Confira no link: https://www.videocamp.com/pt/movies/ep-1-coracoes-e-mentes-l-o-universo-dosoutros.
Veja abaixo mais informações sobre cada episódio:
Episódio 1: O Universo dos Outros
O século XXI trouxe inúmeros avanços tecnológicos e milhões de pessoas se conectam em rede. Fronteiras geográficas desaparecem e tudo acontece ao mesmo tempo. Mas há um outro tipo de fronteira, que ainda precisa ser superada: a intolerância, a dificuldade de se respeitar e compreender a alteridade. A empatia é um valor e uma ferramenta essencial nesse cenário, auxiliando pessoas a assumirem diferentes perspectivas frente aos desafios dessa nova realidade. Um mundo de sujeitos realmente transformadores pressupõem que a empatia seja o princípio mediador de todas as nossas relações. Isso começa na escola.
Episódio 2: Eu, Você e o Mundo Todo
Qual o valor de se trabalhar em equipe? E o que levam para suas vidas estudantes, educadores e famílias que exercitam a capacidade de trabalhar em parceria com a diferença? O trabalho em equipe ou a formação de agrupamentos heterogêneos é compreendida como uma inovadora e criativa ferramenta na resolução de conflitos e no alcance de resultados compartilhados. Ser capaz de liderar de forma colaborativa, assumindo diferentes papéis nos processos de aprendizagem, é um elemento fundamental para o exercício da cidadania.
Episódio 3: A Invenção Nossa de Cada Dia
Encontrar novos jeitos de ser, ocupar o mundo e resolver problemas complexos. A criatividade é uma competência que pode ser aprendida e cultivada nas escolas; compreende inúmeras linguagens humanas, não apenas as artísticas. Como as escolas têm fortalecido os processos de autoria individual e coletiva de cada estudante, educador e família? De que forma a criatividade transborda um fim e se torna um meio de realizar uma permanente reinvenção do fazer escolar?
Episódio 4: A Voz e a Vez
A capacidade de criar, articular, mobilizar e agir coletivamente resulta na tentativa de resolver problemas que afetam a cada um e a todos. Cultivar o protagonismo na educação formal é reconhecer a enorme potência e poder transformador que habita em cada estudante, educador, gestor e família. Para isso, o episódio discorre sobre a importância de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, o despertar da sensibilidade e o engajamento em tomadas de decisão. E mostra como a ação dos estudantes não se restringe à participação ativa no currículo, mas ultrapassa os muros da escola, ocupa as ruas, problematiza os paradigmas sociais vigentes e propõe formas de resolver novos e velhos problemas.
Vale a pena assistir!
Um abraço virtual a todos e até a nossa próxima “Dica Didática”!