Brincar também é cultura!
Que tal uma atividade lúdica e cultural para estes dias de isolamento em casa? A professora de Educação Física Agnes Miranda, docente das escolas municipais EMEB Paulo Cardoso de Azevedo e EMEB Ministro Paulo Renato de Souza, convida vocês a criarem um brinquedo que seus avós, bisavós e quem sabe seus pais, já brincaram!
Esse brinquedo é o foguetinho, também conhecido como barangandão ou balangandã. Um brinquedo ligado à cultura afro-brasileira, geralmente feito com jornal ou revista, barbante e várias tiras de papel ou pano, longas e coloridas, que flutuam no ar de acordo com o movimento.
Esse objeto tem origem africana e seu nome mais antigo, balangandã, é devido ao som que faz ao ser movimentado. Ao girá-lo, por meio de um barbante, o efeito visual atrai e diverte.
A brincadeira com foguetinho, além de estimular a criatividade e a coordenação motora, trabalha a percepção visual, o movimento, as expressões corporais e a dança.
Para aprender como se faz um desses, basta acessar o tutorial gravado pela professora Agnes Miranda; veja o vídeo.
Lembrando que quanto menores as crianças, mais importante torna-se a participação de um adulto na confecção do brinquedo.
Depois, é só se divertir em família!