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EAD e Ensino Remoto – Você Sabe a Diferença?

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Podemos dizer com certeza que não é EAD! E as aulas remotas não acontecem como descrito no quadro acima. Por exemplo, as aulas não acontecem em tempo real com os alunos. Por isso, podemos nomear nosso trabalho como um modo de “Ensino Emergencial”, por meio de atividades não presenciais, pois, se optássemos neste momento pelo ensino remoto, como está descrito no quadro, certamente deixaríamos muitos alunos de fora deste processo, tornando a educação, que é um direito de todos os alunos, um processo excludente. Isso porque tanto o EAD, como o Ensino Remoto, precisa de acesso a equipamentos que possibilitem entrar em ambiente virtual, ou seja, precisa de internet, e computador ou celular, para acessar as aulas, e sabemos que nem todos possuem tais condições.

As escolas disponibilizaram os livros didáticos com roteiros de uso, e tem disponibilizado muitas propostas e roteiros elaborados pelos professores, com muito cuidado e carinho, pensando em manter todos os alunos em situações de aprendizado e desenvolvimento. Estas propostas as escolas enviam pelas redes sociais, como Facebook e WhatsApp, assim como impressas, para as famílias que não tem acesso à internet e a equipamentos eletrônicos.

São soluções temporárias até a pandemia passar, e irmos retomando nossas rotinas como antes. O importante neste período é nos fazermos presente, mesmo distante, para todos os alunos e famílias, nos preocupando com o bem mais precioso que é a vida, e mantermos as crianças em movimento de aprendizagem e desenvolvimento. O processo de formação dos alunos não está perdido, ele acontece em diferentes espaços e ambientes, os laços com a escola, com o professor e com os colegas devem ser mantidos por diversos meios possíveis.

Sabemos que não está sendo fácil para ninguém, para nós professores, para as famílias e principalmente para as crianças. Entretanto, no momento presente, certamente as experiências que estamos passando trarão novos aprendizados para todos, ressignificação de muitas certezas que tínhamos, repactuação de muitas situações do dia a dia, principalmente em educação.

A escola não será a mesma, as crianças retornarão com muita coisa para contar, do que vivenciaram, do que experienciaram. Os roteiros enviados pelos professores contribuirão para que as crianças pesquisem, levantem hipóteses, as comprovem ou não, testem, explorem, apreciem livros ou obras. Essas ações trazem repertório sociocultural, que é muito importante no processo de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.

PARA SABER MAIS…

Psicanalista Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP – Para os professores em quarentena:

Para pais em quarentena:

Sobre o autor

Redação - Secretaria da Educação

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