Foi lindo, importante, emocionante e histórico. Assim se resume a noite da última sexta-feira, dia 12, quando ocorreu a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura Professor Márcio Anzellotti. Na cerimônia, houve muitos momentos de arte e conscientização da importância do prédio restaurado do Complexo Juquery abrigar a pasta a partir de agora.
Além de ser um local importantíssimo na história e memória de Franco da Rocha, o Complexo – projetado por Ramos de Azevedo e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) tem muita relevância para a psiquiatria mundial. Na sede da Educação funcionará todos os setores da Secretaria. Vale ressaltar que lá também está acondicionada a Reserva Técnica do Acervo Museu de Arte Osório César, com oito mil obras.
A cerimônia da inauguração foi inesquecível. Teve shows artísticos, discursos importantes e performances culturais. Tudo isso contribuiu para que a noite fosse mais um capítulo da história do Juquery. Novos capítulos já estão sendo escritos. E nós vamos contá-los aqui!
Aos poucos, fomos ocupando os espaços do complexo e conquistamos o que hoje é o nosso Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) e o Tablado Juquery. Os jardins foram reformados e construímos o prédio da Emeb Roberto Meconi e a brinquedoteca. Todos estão de portas abertas para a nossa população.”
Renata Celeguim, Secretária Municipal da Educação