Dia a Dia

Folclore brasileiro: valorização da cultura e história do país.🥰😃

Os alunos do 2º ano B, da Emeb José Augusto Moreira, do Lago Azul, conheceram e se encantaram pela Comadre Fulozinha. Você sabe quem é? Não? É uma criatura popular no Nordeste que atua como guardiã das matas. Corajosa e destemida, é protetora dos animais e de toda a natureza. Dizem que é também cheia de truques e, às vezes, bem travessa, talvez por isso é que os pequenos da emeb gostaram tanto dela.

A Comadre Fulozinha é, na verdade, um dos personagens do folclore brasileiro; tema do projeto trabalhado pela professora Letícia durante o mês de agosto. Além desta e de outras lendas, as crianças aprenderam sobre cultura, culinária, mitos, danças e adivinhas. Elas participaram também de várias brincadeiras tradicionais do folclore. Teve pé de lata, capucheta, amarelinha, cabra-cega e queimada. Ufa!

E, após tanto assunto explorado na escola, a turminha esteve no Centro Integrado de Educação, Cultura e Lazer – CIECEL para a finalização do projeto. Ainda sobre o tema, assistiram a apresentações do teatro de sombra com outras lendas: a do Guaraná e Defesa das Matas.

Estudar o folclore com as crianças, de forma lúdica e prazerosa, faz com que elas entendam mais sobre a cultura popular. Quando aprendem sobre o passado e a identidade do povo, têm mais interesse e curiosidade pela história do país, que é um bem tão valioso! 🥰🤗

Sobre o autor

Redação - Secretaria da Educação

Redação - Secretaria da Educação

Comentar