A integração das linguagens artísticas na prática pedagógica do ensino de arte e a movimentação corporal das crianças foram os temas abordados com os educadores da rede municipal de ensino em duas ações realizadas na semana passada.
Invencionices, Traquitanas e Outros Devaneios foi uma oficina que potencializou as diversas formas de integrar as linguagens de arte, ao promover uma troca de saberes entre os educadores sobre práticas desenvolvidas no cotidiano da escola.
Conduzida por quatro artistas-educadores, cada um especializado em uma linguagem específica, o encontro proporcionou aos profissionais a construção de conhecimentos e enriqueceu as possibilidades de trabalhar as relações e integração entre as linguagens artísticas, para que sejam trazidas às salas de aula. A oficina foi realizada na Casa de Cultura Marielle Franco, no centro da cidade.
A palestra Vamos Dançar Até o Chão da Escola Rachar?, por sua vez, abordou como o corpo e a movimentação das crianças são considerados na escola. Ministrada pela arte-educadora Barbara Schil, incentivou os educadores a repensarem a rotina de movimentos praticados, utilizando brincadeiras como ferramenta para a construção do pensamento em dança e a criação de imagens e movimentos. Realizada no auditório da Secretaria da Educação, a palestra contou com a participação de 80 profissionais da rede.
Ambas iniciativas contaram com o apoio da lei de incentivo PROAC, que visa a formação e a realização de cursos e oficinas em Arte e Cultura no Estado de São Paulo, e oferecidas à rede municipal de ensino de Franco da Rocha.🥰🫶🏾