No dia 06 e 07 de maio, a professora parceira das turmas de nível I A e B, Vanessa Ferreira, vivenciou com os alunos uma experiência incrível.
A partir das obras do artista plástico Ricardo Ferrari, que tem uma relação com a infância de forma lúdica, realizou pinturas com elementos da natureza.
Ela percebeu a necessidade de “desafiá-los” após a apresentação de algumas obras do artista plástico. “Eu gosto de pintar o que me deixa feliz e alegre. As minhas pinturas refletem isso”, Ricardo Ferrari.
Para aguçar ainda mais a criatividade das crianças a professora mostrou diversos tipos de pinceis, rolinhos e outros recursos convencionais de pintura.
E depois perguntou para eles:
O que são os elementos da natureza?
Alguns responderam: bichinhos, água, animais grandes como elefante, girafa, árvore, folhas.
Dando continuidade na roda de conversa, ela fez outra pergunta: – É possível pintar com os elementos da natureza?
Alguns disseram: sim outros não.
-Então vamos tentar?
No espaço externo da unidade as crianças colheram os elementos que seria possível utilizar para fazer a pintura do painel e “mãos na tinta”.
O objetivo principal da professora ao proporcionar essa experiência foi criar um ambiente propício à criatividade e a expressão, basicamente, criar e deixar criar.
Como a arte é algo infinito, essa experiência não acabou com a pintura do painel, a professora continuou incentivando as crianças e fez com que eles fizessem molduras para enriquecer essa obra.
Trabalhar com arte na educação infantil é como abraçar o mundo com o corpo todo, isso somente é possível quando a criança pode se expressar do jeito dela, com a estética que lhe é peculiar e de todas as formas possíveis.
Quanto mais elementos artísticos os educadores apresentarem para as crianças, mais rica será a expressividade delas.
“As pinturas, assim, também apontam tanto para esse imaginário quanto para essa maneira de divertimento”.
Ricardo Ferrari, em “Telas inspiradas pela infância”, O jornal O Tempo, 18.9.2013