Aula inaugural da NOVA EJA
Em 16/10/2025 o CEJA Isabel Cristina Pimenta recebeu os alunos matriculados na NOVA EJA para a aula inaugural. A NOVA EJA é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha e o SESI/SENAI.
A NOVA EJA está sendo ofertada para os alunos do Ensino Médio na modalidade EAD. Os alunos que desejarem podem fazer concomitantemente o Curso Profissionalizante de Inspetor de Qualidade oferecido pelo SENAI. Desta maneira o aluno ao terminar o Ensino Médio poderá ter duas certificações: uma de conclusão do Ensino Médio emitida pelo SESI e outra de curso profissionalizante emitida pelo SENAI.
Os alunos matriculados tiveram o encontro de forma remota com o Professor Eliester da Silva Junior do SESI, que explanou como seriam as atividades desenvolvidas de modo presencial e on line, reconhecimento dos saberes dos alunos, Projetos, avaliações, interações com os professores, documentações necessárias e o curso profissionalizante, além de interagir com os alunos a cada dúvida levantada por eles.
Uma etapa muito importante deste curso é o reconhecimento dos saberes dos alunos, pois tem como objetivo reconhecer o que os alunos já sabem e a partir deste levantamento, o SESI define o que o aluno precisa aprender.
Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, oferecer ensino a distância com possibilidade de interação com professores a qualquer momento, permitir o acesso aos conteúdos de forma flexível, de acordo com a disponibilidade de cada estudante, e estabelecer um prazo de conclusão de até 12 meses significa reconhecer que muitos alunos da EJA enfrentam dificuldades para estudar, principalmente por precisarem conciliar os estudos com o trabalho e outras responsabilidades. Essa flexibilização contribui para garantir o direito à educação de forma mais inclusiva e acessível.
As atividades presenciais serão desenvolvidas no CEJA Isabel Cristina Pimenta, sob a orientação do professor Vitório Rodrigues dos Santos, cuja trajetória profissional está vinculada à docência na EJA. Essa experiência proporciona aos alunos um olhar mais sensível e contextualizado sobre o processo de ensino-aprendizagem, valorizando suas trajetórias individuais e promovendo uma formação mais significativa.



