Alimentação e Nutrição Dia a Dia Educação Infantil

EAN Atividade e Implantação do Sistema de Autosserviço “Montando meu pratinho” EMEB Graciliano Ramos 03/11

Avatar
Escrito por Eduardo Neto

A atividade foi realizada hoje na EMEB Graciliano Ramos com as Nutricionistas Patrícia e Michelle, com o objetivo de acompanhar e desenvolver uma ação de Educação Nutricional, juntamente com a implantação do sistema de autosserviço sem o uso do balcão térmico. 

Foi desenvolvida a atividade de Educação Nutricional “Montando meu pratinho”, com o objetivo de orientar as crianças sobre a importância de uma alimentação equilibrada e incentivar a autonomia no momento das refeições.  

Participaram 106 estudantes no período da manhã e 102 estudantes no período da tarde. 

O sistema utilizado foi o autosserviço, possibilitando que cada criança se servisse de forma consciente e organizada, promovendo autonomia e reforçando práticas de não desperdício alimentar. 

Antes do momento da refeição, as crianças receberam uma folha com a representação de um prato e foram orientadas a realizar um desenho das preparações que mais gostavam de comer na unidade escolar. Em seguida, receberam orientações sobre o porcionamento adequado, de acordo com a vontade e necessidade de consumo, bem como sobre a importância de evitar o desperdício.

A atividade teve excelente aceitação e envolvimento dos estudantes, que demonstraram entusiasmo com a novidade do autoatendimento, além de apresentar baixo desperdício de alimentos. Foi dado andamento à utilização do sistema de balcão térmico na rotina da unidade. 

Etapas da atividade: 

  • Atividade inicial com desenho das preparações preferidas; 
  • Orientação sobre os grupos alimentares e a importância de montar o prato de forma equilibrada; 
  • Explicação sobre o porcionamento adequado e o consumo consciente; 
  • Demonstração prática de como se servir com os utensílios; 
  • Estímulo à autonomia no momento da refeição;
  • Encerramento com roda de conversa para ouvir as percepções e opiniões dos alunos sobre a nova modalidade. 
  • A atividade mostrou-se eficaz na promoção da autonomia alimentar e na conscientização sobre escolhas saudáveis e redução do desperdício. 

O novo formato de autoatendimento foi bem recebido pelos estudantes, fortalecendo o vínculo entre a prática educativa e o momento da refeição escolar. Foram reforçadas as orientações sobre o novo método com toda a equipe gestora, professoras, Funcionária da Cozinha e da limpeza, destacando a importância da continuidade.  

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar