Projetos Pedagógicos

De onde vêm os alimentos de nossa merenda?

Quantas escolas recebem os alimentos? Como eles são distribuídos? Com essas e outras perguntas os alunos  do 5° ano A da professora Fabiana Morelato Teles, da EMEB Paulo Cardoso de Azevedo, visitaram o setor de merenda da Prefeitura de Franco da Rocha.

O dia 17 de maio começou com muita expectativa para o passeio, afinal era um lugar próximo à escola mas nunca visitado. Os alunos elaboraram as perguntas para fazerem à nutricionista sobre a escolha, compra, distribuição e reposição de alimentos que compõem a merenda escolar. Esta atividade faz parte do projeto da escola #AquiNão com o subtema da sala “Valorizando Quem Faz Parte”.

Ao saírem da escola a felicidade tomou conta dos pequenos. Não importava se o caminho já era conhecido e se ia ser realizado a pé. O que importava era a atividade prática: sair da sala de aula. Alguns conheciam o bairro e iam contando para os amigos sobre os lugares.

Ao chegarem foram recepcionados pela Nutricionista Analu Aparecida Silva, que mostrou o galpão para as crianças. Eles ficaram espantados com a quantidade de alimentos e fizeram anotações para análise de dados posteriormente, em sala de aula.

“Diretora, eu queria um pacote de cereal só pra mim”, disse um aluno ao ver o pacote de 4 kg.

Após percorrerem o setor, os pequenos foram para a entrevista com as nutricionistas Analu, Viviane e Daiani para descobrir como é o processo de aquisição, distribuição, reposição e elaboração da merenda. Foi o momento de atenção e registro das informações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste dia também aprenderam o que são alimentos saudáveis e não saudáveis e que, apesar de serem saborosos, não podem ser consumidos com frequência.

 

 

 

 

 

” Eu gostei muito de ter participado desta atividade com os alunos, não imaginava o quanto eles iam gostar” relatou o professor Jonathan Aparecido, de educação física.

A volta para a escola foi o momento de mostrar a alegria.

“Eu estou encantada com meus alunos. Não imaginei que iam participar tanto e que ficariam tão envolvidos com a atividade. Amei!”, disse a professora Fabiana.

Aprender ao vivenciar; vivenciar para aprender. E assim terminou o dia de um passeio tão simples mas com tanto significado.

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EMEB Paulo Cardoso de Azevedo

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