Com a finalidade de instigar nas crianças a curiosidade e o ensino investigativo, aconteceu no dia 15/09, a 1ª Feira de Ciências da EMEB Luiz Simionato.
O projeto realizado entre os meses de junho até setembro, garantiu o aperfeiçoamento das aprendizagens no que se refere a leitura e a escrita. Os professores ofereceram condições para que os alunos aprimorassem sua capacidade de interpretação e o trabalho em conjunto, refletindo criticamente o impacto que as descobertas causariam.
O evento oportunizou a proximidade com a comunidade, o espaço para a iniciação científica, o desenvolvimento do espírito criativo e o posicionamento frente a discussão de problemas sociais. A despeito dos problemas apontados, gerou-se um grande movimento na escola e em seu entorno.
Segundo a equipe gestora os objetivos foram alcançados, pois o mais importante foi o processo que antecedeu o dia do evento. “Toda a escola estava mobilizada, todos envolvidos em descobrir mais e mais, para interagir com o público neste dia. Foi muito satisfatório e gratificante observar nas fisionomias dos alunos, professores e pais o prazer em participar dessas atividades e perceber a riqueza dos resultados apresentados”.
As crianças apresentaram suas descobertas e compartilharam com os visitantes a explicação sobre tratamento da água, construção de um foguete, aparelho para ouvir o coração, jogos interativos e uma variedade de maquetes explicativas sobre os temas estudados.
Durante e após a exposição, os relatos dos pais foi de puro entusiasmo, e alguns, de muita surpresa e a satisfação por ver o empenho de seus filhos. “Faz tempo que não víamos eventos como esses, meu filho ficou semanas estudando sobre o tema e acompanhamos tudo. Nem acreditei que ele estava explicando para os outros pais e crianças”, concluiu.
O secretário da escola, Erik, também reforçou este sentimento. “Aprendi muitas coisas, foi uma semana encantadora. As crianças sabiam do que apresentariam e foram explicar com todos os detalhes, antes da exposição”.
O empenho, o comprometimento e a responsabilidade em fazer deste dia inesquecível é o que nos mantêm esperançosos em alcançar a Educação por excelência e de mais qualidade que tanto almejamos.
E que venha 2019 com a intenção de uma exposição para cada semestre.