Em comemoração ao Dia da Árvore, a secretaria da educação nos enviou uma muda de Caesalpinia Echinata ou, como é conhecido, Pau Brasil.
As professoras explicaram para as crianças o motivo de nos enviarem esta muda de árvore e qual o significado dela em nossa história que, como afirmam alguns historiadores, cortavam o Pau-brasil para obter sua madeira e a resina era extraída para o uso em tintura de tecidos de alto luxo.
Essa foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI e a abundância desta árvore no meio a imensidão das florestas inexploráveis teria dado o nome da colônia de Brasil.
Sabendo que a árvore cresce em média 12 metros de altura e tem de 40 a 70 centímetros de diâmetro, a equipe escolar sugeriu lugares aonde poderíamos plantar a árvore. E foi decidido que seria num espaço que temos nos fundos da escola.
Foi uma experiência única e emocionante para todos que estavam presentes.
Todas as crianças tiveram a oportunidade de ajudar, seja na hora de desembrulhar a muda, ou colocar um punhado de terra e regar.