A turma da professora Denise, além de conhecer os direitos das crianças, também recebeu informações sobre direitos dos idosos, porque a maioria das crianças de sua turma convive com avós.
Foram desenvolvidas com os alunos ações ao longo do projeto para que eles entendessem a necessidade de proteger e respeitar as pessoas com mais de 60 anos de idade. Uma dessas ações foi fazer com que as crianças vivenciassem as limitações de um idoso, diminuindo sua audição com fone de ouvido, colocando óculos com lentes de plástico embaçadas para diminuir a visão, pesinhos de academia nos tornozelos para diminuir a velocidade de locomoção e, ao final, compartilharam como se sentiram com esta experiência.
A entrega dos bonecos confeccionados pelas crianças e suas famílias foi no Centro Dia do Idoso (CDI) Tereza Nair Leonardi Anzelotti, localizado na rua Tunis, no bairro Parque Vitória. É um espaço destinado ao acolhimento, proteção e convivência a idosos, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
Organizamos com a administração da instituição um café da manhã para a integração das crianças e idosos, e depois cada criança escolheu uma pessoa para dar o boneco de presente, marcando presença na vida de cada um deles e demonstrando carinho, afeto, atenção e respeito que todos devemos ter, afinal, todos seremos idosos um dia.
No começo, todos estavam um pouco tímidos, mas depois se soltaram, conversaram, dançaram, se abraçaram. Foi lindo!