A vida e suas descobertas: cores, sabores, texturas e aromas!
As crianças de turmas de Berçário estão na fase de explorar tudo o que encontram à sua volta. E geralmente, fazem essa exploração de forma oral. Já reparou como eles levam tudo que encontram à boca?
Foi pensando nessa fase e nas características das crianças do Berçário I, que a professora Paula e as auxiliares de educação, Luana e Jusciara, da EMEB Antônio Faria, elaboraram uma experiência muito saborosa, divertida e interessante para os bebês de sua turma.
Os bebês, do Berçário IA, já vinham vivenciando diariamente várias experiências sensoriais, desde seu início na creche. Em continuidade a todas essas vivências, num dia ensolarado e quente do final do verão, foi disponibilizado aos pequenos, pratinhos cheios de gelatina (preparadas com carinho pela equipe da cozinha). Num espaço externo na escola, previamente preparado, os bebês puderam tocar nas gelatinas, provar o sabor, brincar e se lambuzar, possibilitando o despertar de diferentes descobertas, como sentir a temperatura da gelatina, a textura, o cheiro e o gosto desse alimento.
A alegria de estar diante do novo foi contagiante e, ao mesmo tempo, um desafio. Teve bebê que logo se jogou, “amassou” as gelatinas, comeu, passou no corpo e nos amigos. Outros simplesmente colocaram o dedinho! E teve também aquele que só se interessou em brincar com o prato. Um dos bebês quis provar todos os sabores, outro aproveitou que estava calor e rolou sobre a gelatina com um sorriso de felicidade!
Foi uma experiência de muitas descobertas!
Para saber mais…
Planejamento da atividade:
a) Antes da realização dessa experiência foi feita uma pesquisa com as famílias, para verificar se alguma criança tinha alergia a corantes ou alguma restrição alimentar com relação à gelatina e dessa forma obter a autorização para a participação de seu bebê. Felizmente, a atividade foi autorizada por todas as famílias;
b) O espaço foi previamente organizado para que as crianças pudessem realizar a experiência com segurança e higiene.
O que as crianças aprendem e desenvolvem por meio dessa experiência?
a) Paladar, tato, visão e olfato. Esta é uma experiência que explora quase todos os sentidos simultaneamente, tornando-a muito rica para as crianças;
b) Desenvolvimento da coordenação motora;
c) Interações Sociais: interação entre as crianças, entre as crianças e os adultos e entre as crianças e o espaço, de forma lúdica. O desenvolvimento das interações sociais é fundamental para a vida em sociedade.